Desfrutando de merecido reconhecimento por parte do mercado, a Verbo Arquitetura cresce oferecendo os melhores serviços:

1. Arquitetura de edificações
2. Projetos urbanos
3. Arquitetura de interiores
4. Direção técnica de obras
5. Administração
6. Acompanhamento da obra
7. Modelos e animações eletrônicas
8. Comunicação visual, design gráfico e ilustrações
9. Desenho de mobiliário
10. Paisagismo
11. Consultoria e assessoria técnica
12. Coordenação de projetos complementares
13. Retificação administrativa de área

 

1. ARQUITETURA DE EDIFICAÇÕES

Projeto Básico de Arquitetura:

Etapa “Estudos preliminares”

Entrevista completa com o cliente e, se possível, com os futuros usuários da edificação, para detectar quais as reais necessidades espaciais e funcionais dos mesmos, bem como suas preferências estéticas.

Visita ao local da obra, averiguações de medidas e de levantamentos planialtimétricos, inserção urbana, vizinhos, legislação local, insolação, paisagem, etc.

Apresentações globais de croquis representativos, visando aprovação do contratante, de soluções formais e funcionais para o programa fornecido ao contratado.

Após conhecimento do partido arquitetônico proposto, o cliente opina sobre os estudos propostos, solicita ou sugere adequações que são feitas pela equipe da Verbo na etapa seguinte.

Etapa “Anteprojeto de arquitetura”
Desenvolvimento dos estudos preliminares na direção indicada pela última reunião de apresentação, aprofundando questões e trazendo à tona novas proposições que serão então aprovadas pelo cliente.

Etapa “Projeto de execução”
Desenvolvimento do anteprojeto já aprovado pelo cliente, até que este torne-se projeto arquitetônico para execução da obra contendo: implantação geral com planta de cobertura; planta baixa completa com eixos de locação e indicação de tamanhos, materiais e mecanismos de caixilhos e portas; cortes, fachadas e detalhes necessários para a execução da obra. Em geral o projeto executivo é apresentado nas seguintes pranchas de desenhos, tamanho A1:

  1. Planta Baixa dos Pavimentos
  2. Planta de Cobertura
  3. Cortes com locação de vigas, pilares e lajes
  4. Elevações com setorização  de superfícies para revestimentos e cores.
  5. Esquadrias (tamanhos, mecanismos de abertura, formatos dos vãos e materiais)
  6. Locação de peças sanitárias e equipamentos das “áreas molhadas”
  7. Locação de pontos de iluminação básicos
  8. Layout de Móveis

Projeto legal:
Projeto para a aprovação nos órgãos competentes da prefeitura municipal (e da administração do condomínio se necessário) .  Preparação de toda a documentação necessária - desenhos em 5 vias, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), declarações, requerimentos, memoriais descritivos, etc.
Acompanhamento dos processos de aprovação.

 

2. PROJETOS URBANOS

Estudos das necessidades espaciais e funcionais do projeto solicitado, das viabilidades técnico-econômicas do sítio, equacionamento dos problemas e desenvolvimento de projetos que representem a melhor solução formal e ambiental a ser oferecida.

Elaboração de organogramas, fluxogramas e programas específicos para as atividades determinadas. Além da apresentação de material ilustrativo para o melhor entendimento do projeto (perspectivas, maquetes) e detalhamento em nível executivo de todos os elementos da construção.

 

3. ARQUITETURA DE INTERIORES

Determinação de mobiliário, padrões e cores de tecidos, revestimentos, objetos, tapetes, quadros, iluminação, cores e texturas de paredes, tipos de pisos e forros, etc.

No caso de projeto comercial, institucional ou industrial; distribuição e ambientação de salas para escritórios, lojas, stands de vendas, box para feiras e exposições com utilização ou não de sistemas modulares de divisórias.

 

4. DIREÇÃO TÉCNICA DE OBRAS

A responsabilidade técnica sobre a obra estará vinculada ao serviço de direção técnica, que será prestado através de visitas dos profissionais ao local da obra para esclarecimento de dúvidas, fiscalização geral da mão de obra, opções por pequenas mudanças, auxílio e sugestões na escolha dos acabamentos, cores para pintura, forros de gesso, detalhes, iluminação, etc. Estará incluído neste serviço o fornecimento de desenhos detalhados de elementos da edificação conforme solicitação do cliente e necessidade verificada em obra.
São exemplos de pranchas adicionais de detalhamentos, que podem fazer parte do serviço de direção técnica da obra:

  1. Paginação de revestimentos piso e paredes de banheiros, cozinhas e áreas de serviço
  2. Plantas com locação e definição de iluminação decorativa
  3. Detalhamentos de forros de gesso
  4. Desenhos personalizados de janelas, portas e portões  de madeira, alumínio ou ferro.
  5. Desenhos personalizados de guarda corpos e corrimãos
  6. Desenho personalizado de mobiliário de alvenaria, concreto, madeira ou metal
  7. Desenho de bancadas especiais e definição de louças e metais fora de padrão.

 

5. ADMINISTRAÇÃO

Responsabilidade sobre compra de materiais e contratação de mão de obra.


6. ACOMPANHAMENTO DA OBRA

Visitas dos profissionais ao local da obra para esclarecimento de dúvidas, fiscalização geral da mão de obra, opções por pequenas mudanças, auxílio e sugestões na escolha dos acabamentos, cores para pintura, forros de gesso, detalhes, iluminação, etc, com responsabilidade técnica assinada por terceiros.

Não estará incluído neste serviço o fornecimento de desenhos detalhados de outros elementos da edificação que em geral são definidos durante o decorrer da obra (paginação de pisos e revestimentos, bancadas especiais para louças sanitárias fora de padrão, molduras de gesso especiais, etc.), mas poderão ser definidos em obra verbalmente durante as visitas. 

 

7. MODELOS E ANIMAÇÕES ELETRÔNICAS

Criação de modelos tridimensionais eletrônicos de edificações isoladas ou de um conjunto de edifícios. A partir das chamadas maquetes eletrônicas com respectivas texturas, cores e iluminação, produção de imagens externas ou internas, bem como seqüência de imagens animadas para exibição tanto em microcomputadores como em comerciais de tv.

 

8. COMUNICAÇÃO VISUAL, DESIGN GRÁFICO e ILUSTRAÇÕES

Desenvolvimento de programas de identidade visual para empresas, criação de cartões de apresentação personalizados para pessoas físicas, material de sinalização interna e externa para edifícios de grande porte, design de material gráfico personalizado de maneira geral.

Ilustração de desenhos de projetos arquitetônicos, com sugestão de layout de mobiliário, monocromáticos ou coloridos, para lançamentos de edifícios e publicidade em geral.

 

9. DESENHO DE MOBILIÁRIO

Desenvolvimento de projetos executivos de móveis exclusivos utilizando a combinação de diferentes materiais (como metal e madeira, pedra e madeira, etc) e criação de mobiliário específico e sob medida para determinados ambientes (quartos de crianças, consultórios odontológicos, cozinhas, etc).
Estudo do projeto onde o mobiliário será inserido, interagindo com a equipe responsável pelo projeto, podendo somar contribuições e melhorias ao projeto.

 

10. PAISAGISMO

Estudo completo do local onde será implantado o projeto paisagístico para que haja coerência entre o mesmo e as edificações pré-existentes, e para que o projeto represente a melhor solução formal e ambiental a ser oferecida.

Elaboração de organogramas e fluxogramas; além da apresentação de material ilustrativo para o melhor entendimento do projeto (perspectivas, maquetes) e detalhamento de todos os elementos do projeto, bem como a indicação da mão de obra adequada para cada serviço.

 

11. CONSULTORIA E ASSESSORIA TÉCNICA

Consultoria Técnica a Empresas e Pessoas Físicas quanto à viabilidade técnico-econômica de empreendimentos imobiliários, intervenções urbanas e potencialidade de revitalização, reforma ou ampliação de edifícios antigos.
Avaliações de imóveis urbanos e benfeitorias de imóveis rurais para estudos de viabilidade de empreendimentos turísticos, históricos, ecológicos e de lazer em geral.

 

12. COORDENAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES

Orientações gerais aos engenheiros parceiros para a execução de projetos de estruturas, hidráulica e elétrica, análise dos projetos apresentados por eles, questionamentos e solicitações de mudanças eventuais no sentido de compatibilizar o conjunto de projetos e evitar que algumas soluções de uma especialidade inviabilizem elementos de outra.

 

13. RETIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA DE ÁREA
Consiste na responsabilidade técnica sobre a medição do imóvel com um aparelho denominado Teodolito ou Estação Total, trena e outros acessórios, representação de seu perímetro em planta, discriminando as divisas e confrontações e coleta de informações, dados e anuências dos vizinhos confrontantes, inclusive a prefeitura municipal, para que se possa protocolar o processo junto à Prefeitura e ao Cartório de Registro de Imóveis.

 

:: projetos diversos
:: nossos projetos
:: nossos parceiros
:: trabalhe na verbo
       
 
- verbo arquitetura - todos os direitos reservados -